PUBLICADO EM: 9 jun 2011 - 02:36:04 - Enviar Enviar - Comentários





Segurança no transito: faixa de pedestre


Lidiane Gonçalves

Parar na faixa, além de ser uma boa educação, representa obedecer às leis de trânsito, sobretudo.

As faixas de pedestres, ou faixas de seguranças, são as conhecidas sinalizações horizontais que delimitam uma determinada área nas ruas para a travessia de pedestres. Elas foram criadas pelo governo inglês em 1934 para evitar atropelamentos e inicialmente eram formadas por duas linhas pontilhadas pintadas no chão. No ano de 1949 foram alteradas e passaram a ter o formato que conhecemos hoje: faixas brancas retangulares. Mais do que demarcar o espaço para que o pedestre atravesse a rua com tranquilidade, a faixa de segurança é uma maneira de harmonizar a relação do motorista na direção.Parar na faixa, além de ser uma boa educação, representa obedecer às leis de trânsito, sobretudo.

Aqui em Alto Araguaia os motoristas sempre param dando preferencia aos pedestres, mas ainda que essa atitude seja notável, nossa cidade é cortada pela BR 364, e isso gera um constante fluxo, principalmente de carretas. Vale ressaltar que esse trecho esteve em obras recentemente e as faixas ainda não foram refeitas. A maioria das pessoas atravessa nos locais que antes existia sinalização com muita naturalidade.

É preciso redobrar a atenção para evitar acidentes no transito, afinal os motoristas que são  do município já estão acostumados com os locais de parada, mas os de fora não. Cautela e bom senso é uma boa combinação com a paz no trânsito.

 

POSTAR UM COMENTÁRIO